Como Pilotar…/ Bagagem/ Capacetes

Na Cidade

* Independente de como você usa a moto, para lazer ou trabalho, não corra. Se quiser sentir adrenalina, vá a uma federação, tire a carteirinha e corra no autódromo

* Quando estiver andando na rua, sinalize sempre com o pisca alerta e com a mão, facilitando assim para que os outros motoristas vejam seu próximo ato.

* Não ande grudado no carro da frente, afinal pode haver um buraco e o prejuízo será inteiramente seu.

* Quanto ao capacete, use-o corretamente em todas as ocasiões, prenda sempre a alça para sua maior proteção.

* Use luvas, afinal se você vai cair da moto a primeira reação é por a mão na frente.

* Quando andar com outras motos na cidade ocupe sempre a mesma pista. Evite andar um ao lado do outro, pois pode necessitar de espaço para desviar de algum obstáculo.

* Se a moto da frente parar bruscamente, não ultrapasse, ele pode ter visto algo que você ainda não viu, então pare também!

* Quando estiver no trânsito da cidade NUNCA ultrapasse pela direita, pois os condutores podem deixar de sinalizar quando vão dobrar a direita e via de regra não esperam que venha alguém pela direita.

* Quando precisar estacionar opte pelos estacionamentos específicos de motos. É mais seguro que parar entre carros e estacione sempre de frente porque é sempre mais fácil e mais seguro para sair.

* Apesar da moto se prestar a andar entre os carros, evite fazer isso especialmente em vias de maior velocidade, pense que os motoristas de veículos não esperam que esteja passando uma moto entre eles e a atitude normal de trocar de pista sem sinalizar pode tornar-se um acidente e tanto! Deixe para ultrapassar os veículos quando estiverem lentos ou parados.

* Além de ser uma exigência do novo código de trânsito, é sempre mais seguro andar de farol aceso mesmo de dia, para que os outros veículos lhe percebam mais facilmente.

Na CHUVA

*Evite o canto interno das curvas pois é lá que se acumula toda a sujeira que a chuva varre, é por onde circulam os veículos pesados, que geralmente possuem vazamentos de óleo e combustíveis, tornando-as um verdadeiro sabão especialmente quando molhados;

* Evite as poças d’água, pois geralmente elas escondem buracos que podem provocar quedas ou aquaplanagem (perda de aderência do pneu por ação de uma camada de água entre o pneu e a pista);

* Quanto à calibragem dos pneus: andar na chuva requer mais aderência que andar no seco, então para aumentar sua segurança na chuva diminua a pressão dos pneus, quanto mais superfície de contato na pista mais seguro. Você pode diminuir até oito libras, mas lembre-se de voltar a calibrar quando a chuva parar.

* Quanto às frenagens: a pressão que se exerce no manete do freio quando está seco deve ser o mesmo nas condições molhadas, mas atente que por o disco de freio estar molhado, na hora que você for acioná-lo ele terá um breve retardo na ação e a reação normal seria apertar um pouco mais para causar a freada, mas essa atitude pode ser fatal, pois o disco molhado desliza as pastilhas e quando você imprime mais pressão, ele seca rapidamente e pode causar o bloqueio da roda (alicatar) e nesse caso, é chão na certa. Portanto freie com cuidado e com calma mesmo nas condições mais adversas.

Na ESTRADA  –  COMBOIO

* Duas ou mais motos não devem dividir a mesma faixa da estrada (andar lado a lado). Se o grupo rodar em fila, deve-se manter uma distância mínima entre as motos, proporcional à velocidade.

* A formação do grupo deverá ser em duas filas indianas, paralelas e intercaladas, evitando-se o emparelhamento de motos.

* Todos os participantes do grupo devem estar sempre visualizando a motocicleta da frente e a de trás. Desse modo, evitar-se-á uma dispersão.

* Tenha sempre em mente que o seu companheiro de atrás nunca sabe quando você vai frear até ver sua luz de freio acender, portanto facilite, sempre dê uma ou duas “beliscadas” no freio antes de frear propriamente, isso poderá evitar um acidente!

* Quando estiverem duas ou mais motos, a moto da frente deverá estar sempre na esquerda da pista, pois ela estará em breve preparando uma ultrapassagem e sua visão será melhor na esquerda, se você vem logo atrás, não ultrapasse a da frente próximo de uma ultrapassagem de veículo porque a atenção do piloto estará no trânsito de sentido oposto e é bem provável que ele não perceba você entrando pela esquerda dele.

LÍDER DE PERCURSO

*O motociclista que irá à frente do grupo nos seus deslocamentos é o líder do percurso, que deve ser escolhido entre os companheiros que conhecerem melhor o trajeto a ser percorrido e seja experiente.

*São atribuições do líder manter a velocidade previamente acertada, sinalizar ao grupo eventuais obstáculos e alertar sobre as paradas combinadas.

*O Líder de percurso não deverá jamais ser ultrapassado. No entanto, havendo a intenção de um ou mais membros de “dar uma esticada”, deverão sinalizar tal procedimento ao líder mediante uma buzinada ou aceno característico, devendo retornar a sua posição no grupo ou parar no próximo ponto previamente combinado.

*Ao líder de percurso não é permitido “dar uma esticada”, já que é ele o responsável pela manutenção da velocidade combinada.

FERROLHO

*O motociclista que irá na última posição do grupo nos seus deslocamentos será o ferrolho e deve ser escolhido entre os companheiros que possuírem motos velozes e que sejam experientes.

*São atribuições do Ferrolho: zelar pela unidade do grupo, procurando evitar que ocorra espaçamento acentuado entre as motos, avançar de sua posição até o líder de percurso, caso haja necessidade de avisá-lo acerca de eventuais emergências ou situações que venham a alterar qualquer procedimento anteriormente acordado, orientar o grupo quanto ao seu correto posicionamento na faixa de rolamento.

Em GRUPO

*FREADA – frear deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado não importa se você está lento ou rápido. O tipo de solo e a posição da moto (em pé ou inclinada) podem influenciar muito no resultado da freada. Frear uma moto não é igual a frear uma bicicleta (freio traseiro), na moto todo peso desloca-se para frente impulsionando-a a permanecer em movimento (inércia dos corpos) portanto você deve frear 70% com a roda dianteira e 30% com a roda traseira.

*A freada deve ser gradual e continua até a moto parar. Freie sempre em pé, evite frear em curva com a moto inclinada pois a chance de escorregar com a dianteira é muito grande. Reduza, se possível, pelo motor (freio motor) ajudando-o com os dois freios suavemente, qualquer movimento brusco com o guidão também poderá derrubá-lo.

*Prefira sempre frear antes das curvas e não nelas!

*FAIXA DIVISÓRIA DE PISTA – esta faixa que divide as pistas é sempre em alto relevo por ter uma camada de tinta mais grossa e andar sobre ela as vezes pode desgovernar a moto, portanto sempre segure firme seu guidão quando estiver sobre ela.

*Se a pista estiver molhada, o cuidado sobre esta faixa deve ser muito maior, pois esta tinta para brilhar a noite é feita com microesferas de vidro e o vidro molhado é altamente escorregadio.

*FAROL NO ESPELHO – Quando você estiver por ultrapassar um veículo, sempre que possível coloque seu farol no espelho retrovisor dele para facilitar a visão do motorista.

*Na maioria das vezes quando ele lhe vê, dá uma “chegadinha” para a direita e facilita a ultrapassagem, senão for assim, pelo menos ele sabe que você está ali e que logo lhe ultrapassará.

*MANCHAS NO ASFALTO – Tenha sempre atenção com manchas no asfalto, na maioria das vezes pode ser óleo ou consertos que podem estar desnivelados em relação ao resto da pista. Cuidado!

*BURACOS – Como enfrentá-los? Primeiro evite-os! Quando não for possível, freie o que puder antes dele, MAS NUNCA FREIE NO BURACO!

*Muitos buracos entortam o aro e quando for pneu sem câmara, poderá esvaziar rapidamente, portanto cuidado!

*ESTERÇAR – Também chamado de contra-esterço. Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidão ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é! Faça um teste: quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidão para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não! ela irá para a direita! Este resultado deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito “giroscópico” (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior conforme a velocidade. Trata-se de um fenômeno físico criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mate-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade).

*Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! A moto faz a curva com mais suavidade e leveza sem escapar de frente comum às motos pesadas.

Obs: Quanto mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com cuidado nas primeiras vezes. Para fazer isso em uma curva, ao começá-la torça suavemente o guidão no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente como você sempre fez, verá que a moto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você esterçar mais, portanto você poderá regular o raio de ação de sua curva esterçando mais ou menos,

*Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o esterçar para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! Sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!

 

BAGAGEM

*Quando você usa uma bolsa sobre o banco, tome cuidado de prendê-la corretamente para que durante a viagem ela não ameace cair e você tenha que ficar parando.

*A melhor forma de prendê-la é utilizando as chamadas “aranhas” (rede de elásticos) que fixada nas pedaleiras traseiras ou embaixo do banco, dão firmeza a sua bolsa.

*Se a necessidade apontar para os alforjes, tome a atenção de distribuir o peso de forma igual para que não pese mais de um lado alterando sua pilotagem.

*É sempre bom lembrar, quando colocar sua capa de chuva, em um alforje, coloque bem em cima como último item, para facilitar na hora do uso. Se você estiver usando uma bolsa sobre o banco, deixe o pacote da capa por cima da bolsa e tenha sempre um saco de lixo para embrulhar sua bolsa pois geralmente elas não são a prova d’água.

*O que levar sempre à mão? Três coisas facilitam sua vida: a carteira, uma cópia da chave da moto, e o celular. Em caso de parar para abastecer ou dar explicações a polícia é melhor estar no bolso que no fundo da bolsa toda amarrada!

*Quanto à chave é sempre bom carregar uma no bolso da jaqueta, afinal você nunca espera perdê-la, mas se caso acontecer é melhor ir até o hotel onde está a roupa a ir em casa buscá-la!

*E o celular pode lhe ajudar se estiver junto ao corpo em um caso de emergência.

CAPACETES

*A escolha de um capacete não deve se ater tão somente ao estilo de sua moto, mas principalmente ao uso que você for dar a ela.

*É de praxe que pilotos de motos tipo custom usem capacetes abertos e de motos esportivas usem capacetes fechados, mas essa não deve ser a regra apesar de que para todos o estilo conta muito!

*CAPACETE ABERTO: O uso na cidade da moto é tão perigoso quanto o uso em estrada, apesar da velocidade na cidade ser menor, por isso é normal se flexibilizar o uso de capacetes abertos na cidade até mesmo porque esses são menos quentes, especialmente no verão tropical, porém o código de trânsito obriga o uso de óculos “apropriados” em caso de capacetes abertos.

*Essa expressão não define claramente que tipo de óculos, mas na mão de um policial essa regra pode complicar seu passeio, é claro que o mesmo vale na estrada, mas se você estiver com um óculos que faça o contorno do rosto, isto é, que seja arredondado isso facilitará a visão especialmente porque você não vai ficar lacrimando pela ação do vento e pode ser um bom argumento junto ao policial “exigente”.

*CAPACETE FECHADO: O uso na estrada da moto sugere que se tenha mais precauções em função da velocidade ser maior e do trânsito dos outros veículos. O uso do capacete fechado é sempre mais aconselhável por ser muito mais seguro que o capacete aberto, mas a escolha do capacete fechado precisa obedecer uma regra básica sob pena de poder ser até mais perigoso que um aberto: Ele precisa SER JUSTO NA CABEÇA

*A cinta deve ficar justa abaixo do queixo sem sufocar, devendo fixar o queixo de baixo para cima e não de baixo para trás;

Fonte: Internet