Meus caros irmãos, com a chegada do inverno é comum a falta de energia nas baterias das motocicletas. Os motores ficam mais pesados para girar, o óleo do motor fica mais grosso e o combustível mais gelado. Com isso é necessário estar com a bateria em dia. Caso falte energia pra isso, a maneira mais aconselhável para voce restabelecer a condição normal, seria dar uma carga lenta na bateria. É muito simples, basta desligar os polos de energia que está ligado na moto e conectar um carregador de bateria (aparelho simples e barato para se ter em casa, quem tem HD existe o aparelho da própria marca. Deixe por um período de no mínimo 2 horas, conforme especificação do aparelho. Caso não de certo, ao menos voce não causou danos moto, como queima de módulo, painel e outros equipamentos eletrônicos. Esse problemas é muito comum quando se faz a famosa CHUPETA com equipamento que não seja o ideal para esse tipo de serviço. Entretanto depois de uma carga lenta se a bateria não reagiu, o melhor é substituir a peça. Lógico e ai outra dica, nada de invenções, como colocar bateria de jet em moto, bateria de computador em moto e assim por diante, esqueçam as dicas dos “engenheiros caseiros” e sigam a especificação do manual do proprietário da moto. O único que sabe o ideal para a moto foi quem a projetou.

Teste do voltímetro, um indicador geral da bateria

O teste de voltímetro é um indicador geral da condição da bateria. Verifique a voltagem da bateria para certificar-se de que eta está 100% carregada. Se da voltagem do circuito aberto (desligado) estiver abaixo 12,6 V, carregue a bateria e depois verifique novamente a voltagem após a bateria ter assentado por uma ou duas

Teste de voltímetro

12,7 V 100 %

12,6 V 75 %

12,3 V 50 %

12,0 V 25 %

11,8 V 0 %
Ronaldo Cechella
Hangar 44 Motos